TEORIA ESTRUTURANTE DO DIREITO II – desenvolvimento e perspectivas
Um marco do pensamento jurídico contemporâneo, agora disponível ao público brasileiro.
Esta edição apresenta a tradução da segunda edição da Teoria Estruturante do Direito, de Friedrich Müller, obra fundamental para compreender a relação entre norma jurídica, realidade concreta e processo decisório.
Superando limites do positivismo clássico sem abandoná-lo, Müller propõe que a norma não está totalmente contida no texto legal, mas resulta de um procedimento de concretização que integra o programa normativo às circunstâncias do caso. Seus conceitos — como texto da norma, âmbito normativo e método de concretização — representam avanços teóricos e metodológicos relevantes para diversas áreas do Direito, especialmente o Direito Constitucional.
Em um cenário marcado por desafios democráticos, decisões judiciais complexas e necessidade de maior rigor metodológico, o pensamento de Müller mostra-se não apenas atual, mas urgente. O livro oferece instrumentos conceituais para decisões mais coerentes, transparentes e comprometidas com o direito constitucional positivado.
Tamanho: 16×23 Nº de páginas: 260 Ano lançamento: 04/2026 ISBN: 978-65-5137-030-4
Como citar: MÜLLER, Friedrich. Teoria estruturante do direito II: desenvolvimento e perspectivas. Tradução de Renata Dias Mundt e Gabrielle Farah. 1. ed. Florianópolis: Emais; Joinville: Bildung, 2026. 260 p.